Alimentos arrecadados em campanha solidária realizada pelo CCEA são entregues em Patos

fevereiro 7, 2018

A biblioteca setorial do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Professor Virgílio Trindade, situada no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, realizou, no dia 5 de janeiro, a entrega de 108 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante a campanha “Faça da sua multa um ato solidário”, lançada pela coordenadoria de bibliotecas da Instituição e promovida entre os dias 18 e 28 de dezembro de 2017.

Com o objetivo de auxiliar simultaneamente a comunidade acadêmica em situação irregular no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e beneficiar entidades filantrópicas e pessoas em situação de vulnerabilidade social, a campanha solidária propunha converter multas por atraso na devolução dos livros do acervo da Instituição, em doação de alimentos, promovendo a quitação do débito e a restituição do acesso aos serviços oferecidos pelas bibliotecas, além de uma ação de cunho social.

Os alimentos angariados foram entregues à Associação Comunitária do Sítio Serrote Liso, comunidade localizada às margens da Alça Sudeste, no município de Patos, onde vivem cerca de 60 pessoas em estado de extrema pobreza. A líder comunitária, Eliene Pereira Bento, falou sobre alguns dos problemas enfrentados pelos moradores do local.

“A comunidade é bastante necessitada. Não temos energia nas nossas casas e a água a gente coleta de poço improvisado aqui perto da comunidade. Recentemente, criamos uma associação para buscar melhorias, principalmente para lutarmos pela instalação de energia elétrica nas nossas casas. Conseguimos algumas doações de materiais de construção e vamos terminar um espaço para funcionar uma escola e servir de apoio para algumas atividades que acontecerão na comunidade quando recebermos visitas que vierem nos ajudar”.

Renan Farias, bibliotecário do CCEA, falou sobre a campanha realizada pela UEPB e destacou o papel social da Universidade junto a entidades sociais e salientou a importância de ações beneficentes e de cunho social, como a campanha solidária promovida pela Instituição. “A campanha de reversão das multas dos usuários em alimentos para doação, nos possibilitou promover uma das diversas ações classificadas como compromisso social da Biblioteca e da Universidade. Apoiar com donativos, uma comunidade que necessita de tudo, é o primeiro passo para propiciar outras possibilidades de emancipação dos atores que vivem nestes espaços”.

Segundo Renan, “o ideal seria promover conhecimento e cultura, mas infelizmente a comunidade não possui o requisito mínimo para sobrevivência humana, que é alimentação”. O Bibliotecário destacou que “em futuro próximo, espera apoiar a comunidade, com outras ações estreitamente relacionadas ao conceito de responsabilidade social da Biblioteca e da Universidade para com os socialmente vulneráveis”.

Participaram da entrega dos donativos, o bibliotecário Esdras Renan Farias Dantas, e os auxiliares de Biblioteca Lucas Guedes e Antônio Wlisses Benício.

Texto: Tatiany Escarião
Foto: Esdras Renan Farias

O post Alimentos arrecadados em campanha solidária realizada pelo CCEA são entregues em Patos apareceu primeiro em UEPB.