Coordenadoria de Bibliotecas da UEPB realiza programação alusiva ao Dia do Bibliotecário

março 17, 2021

A Coordenadoria de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm realizado diversas ações alusivas ao dia do bibliotecário, comemorado no dia 12 de março. A programação, que segue até o dia 26 desse mês, conta com oficinas, mesas de diálogo e exibições de vídeos com a participação da equipe que compõe o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UEPB.

As atividades integram uma agenda que foi construída em parceria com a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba (APBP), bibliotecas universitárias da UEPB, UFPB, UFCG, IFPB, UFRN, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 15ª região, e as coordenações dos cursos de Biblioteconomia da UFPB e UFRN. Cada instituição ficou responsável por ofertar ações em torno dos seguintes eixos: artístico-cultural e extensão; diversidade (identidade étnico-racial, gênero, lgbtqia+, pessoa com deficiência, em vulnerabilidade social); profissional (temáticas técnicas e tecnológicas); saúde e bem-estar; sócio-político (direitos humanos, políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas, responsabilidade social, associativismo, projetos sociais, ativismo) e sustentabilidade.

De acordo com a coordenadora do SIB, Fernanda Mirelle, a programação coletiva na área de Biblioteconomia dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte busca fortalecer a categoria profissional e dar destaque à Coordenadoria de Bibliotecas e servidores da UEPB, por meio de uma vasta programação direcionada para todos os públicos. “Ao participar desta importante ação conjunta buscamos, enquanto Coordenadoria, evidenciar atuações desvinculadas do ambiente ‘tradicional’ das bibliotecas, ressaltando contribuições com a comunidade, em um envolvimento mais participativo com atividades extensionistas, ambientais, culturais, seja coordenando projetos e programas, como também estabelecendo parcerias com setores e servidores. Ou seja, vivenciando em todas as suas múltiplas ações”, avalia.

No dia 12 de março, no perfil do Instagram (@sib.uepb), foi realizada a live “Conversa e poesia sobre Biblioteca e Cultura”, com o poeta, historiador e bibliotecário da UEPB, Lino Sapo. Na transmissão, mediada pela coordenadora adjunta do SIB/UEPB, Valéria Soares, o servidor apresentou alguns relatos de atuação e algumas poesias. Além desta ação, foi divulgado no Instagram da Biblioteca Central da UEPB o vídeo “Práticas culturais da Biblioteca de Araruna”, no qual foi apresentado o espaço das bibliotecas, relações com a comunidade e práticas culturais desenvolvidas no Câmpus VIII.

Também será lançado, nesta sexta-feira (19) o vídeo “Ações de acessibilidade e inclusão nas Bibliotecas da Paraíba”, com informações sobre acessibilidade e inclusão nas Bibliotecas e setores da UEPB, IFPB e UFPB. A produção trará relatos dos bibliotecários Ana Lucia Leite (UEPB), Josenildo Cardoso (UFPB) e Juliana Dantas (IFPB).

Ainda no dia 19, às 15h, através do canal da Rede UEPB no Youtube, será transmitida a mesa de diálogo “Bibliotecário e a Comunicação Científica: experiência multidisciplinar do programa ciência aberta”, no qual será apresentada a experiência do programa de extensão “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da ciência aberta na UEPB”, com a participação da coordenadora do programa, a bibliotecária Danielle Harlene, e dos coordenadores dos projetos de extensão vinculados à iniciativa, as bibliotecárias Camile de Andrade e Liliane Braga Holanda, a assessora de comunicação, Juliana Marques, e o arquivista Rafael Melo, todos servidores técnicos administrativos da UEPB.

E a partir das 19h será realizada a oficina “Informação acessível nas redes sociais. Práticas sobre como deixar as postagens acessíveis à pessoa com deficiência visual”, ministrada pelos bibliotecários Ana Lucia Leite (UEPB), Josenildo Cardoso (UFPB) e Juliana Dantas (IFPB), pelo Google Meet. A inscrição para a atividade ocorre via formulário eletrônico. São oferecidas 60 vagas.

Ao longo do mês ainda será divulgado um vídeo e fotos do projeto “Kendo: a esgrima japonesa como forma de cultura e esporte para educação de crianças, jovens e adultos”, que é coordenado pela bibliotecária Irenilda Medeiros, 3º Dan de Kendo, no qual a servidora apresenta informações sobre a arte marcial, bem como sua atuação extensionista na UEPB. O projeto de extensão é vinculado a Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) e tem o aluno do 6º período de Psicologia, Haniel Lucas, como bolsista.

O encerramento da programação deve contar com a exibição do vídeo “A causa animal em tempos de pandemia (Covid 19): assistência e cuidados voluntários aos animais do Câmpus I da UEPB”, ação voluntária com participação da bibliotecária Luciana Medeiros e servidores da UEPB. Na ocasião serão apresentadas as iniciativas de servidores que trabalham voluntariamente na causa animal, fornecendo assistência e cuidados aos animais que vivem nos diversos ambientes internos e externos do Câmpus de Campina Grande e relatos da atuação dos projetos e programas de extensão da Universidade que atendem esses animais.

Também está prevista para o fim do mês a exposição virtual “Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida: uma imersão digital”, na qual serão apresentados o espaço físico e os livros, jornais, periódicos, revista, cordéis que compõem o singular acervo da biblioteca.

Texto: Juliana Marques