Setores e Serviços

Biblioteca Central

Suporte à comunidade universitária no desenvolvimento de suas pesquisas, orientando-a quanto a aplicação das normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos, quanto a pesquisa de materiais informacionais e quanto a gestão de dados de pesquisa. É o setor responsável pela elaboração da ficha catalográfica, emissão de nada consta, gerenciamento do Repositório Institucional e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

  • Responsável: Camile de Andrade
  • Horário de funcionamento: 07:00 às 21:00
  • Telefone: (83) 3315-3484
  • e-mail: linc.bc@setor.uepb.edu.br

Serviços

Ficha Catalográfica online

A ficha catalográfica é um documento que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

Todos os trabalhos de conclusão de curso da Universidade Estadual da Paraíba devem conter a ficha catalográfica.

As solicitações devem ser feitas exclusivamente através do SAGBI.

O documento recebido deve ser impresso no verso da folha de rosto (para trabalhos impressos – consulte sua coordenação) e inserido após a folha de rosto na versão digital.

Trata-se de um documento de caráter obrigatório nos Trabalhos de Conclusão de Curso da UEPB.

O prazo máximo para atendimento da Ficha Catalográfica é de 48 horas.

Atendimento personalizado para normalização acadêmica

Voltado para os usuários do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba, com o atendimento personalizado poderão ser sanadas dúvidas relacionadas ao uso das normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, tais como citações, referências bibliográficas e estrutura do trabalho acadêmico.

Repositório Institucional

A Universidade Estadual da Paraíba encontra-se inserida no atual movimento de Acesso Livre e criação de Repositórios Institucionais, possibilitando a divulgação e publicização dos trabalhos de conclusão de curso de nossos graduandos. Por meio do Repositório Institucional é possível acessar os mais diversos assuntos estudados em nossa Instituição.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB – BDTD UEPB – tem por objetivo disponibilizar, para as comunidades interna e externa, a produção científica, oriunda dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEPB. Inclui registros correspondentes a textos completos em formado pdf, devidamente autorizados pelos autores, proporcionando rapidez e facilidade de busca e acesso.

Gestão de Dados de Pesquisa

Possui o propósito de fornecer orientação especializada para ajudar os pesquisadores a elaborarem eficientes planos de gestão de dados, bem como destacar os principais aspectos necessários para uma organização adequada de seus dados de pesquisa. Dessa forma, busca-se viabilizar o uso e reuso dos dados, seja através de compartilhamento com outros pesquisadores ou pelo próprio investigador, garantindo uma abordagem sustentável e colaborativa na pesquisa acadêmica.

Orientar e prestar serviços de informação; Divulgar e disponibilizar os acervos de circulação;

Empréstimo/ Devolução

O serviço de Empréstimo é permitido aos estudantes regularmente matriculados, aos professores e aos técnicos administrativos da UEPB que possuam cadastro na Biblioteca.

Os materiais de todo o Sistema Integrado de Bibliotecas são passíveis de empréstimo, e caso o material não esteja na unidade em que o usuário se encontra, poderá ser utilizado o serviço de empréstimo entre bibliotecas.

O prazo para empréstimo é de 20 (vinte) dias, sendo possível a renovação pelo mesmo prazo por até 01 (uma) vez, desde que não possua reserva.

* Ao utilizar desse serviço, os usuários são automaticamente responsáveis pela reposição de um exemplar novo em casos de extravio ou de dano sobre as obras que estiverem sob sua guarda.

** Para que o usuário possa utilizar o serviço de empréstimo, deve manter sua situação regularizada nas bibliotecas, ou seja, não estar em débito e com o cadastro atualizado.

Alunos – necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de Matrícula (RDM);
  • Documento de identidade – original (físico ou digital);
  • Comprovante de residência – original (físico ou digital);

*Todos originais.

Servidor/Professor – necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de vínculo institucional;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

*Todos originais.

Empréstimo entre Bibliotecas da UEPB

O serviço de Empréstimo entre Bibliotecas estará disponível a qualquer usuário. Para isso, o usuário deverá procurar um funcionário da equipe do Sistema Integrado de Bibliotecas, para que seja efetuada a transferência temporária do material bibliográfico e posteriormente o empréstimo.

O prazo para empréstimo é de 20 (vinte) dias, sendo possível a renovação pelo mesmo prazo por até 01 (uma) vez, desde que o item não possua reserva.

Renovação

A renovação pode ser feita presencialmente no balcão de empréstimo ou diretamente pelo sistema, clicando em “Acervo On-line” e efetuando login com o número da matrícula e a senha da biblioteca. O usuário tem ainda a opção de realizar a renovação através de seu celular através da versão SIABI Mobile.

*Mas atenção: Os usuários poderão realizar até 1 (uma) renovação por exemplar . Além disso, se o livro possuir reservas, o usuário não conseguirá fazer a renovação

Reserva

A reserva pode ser feita presencialmente ou através do sistema clicando em “Acervo On-line”, efetuando login com o número da matrícula e senha. Após acessar o sistema o usuário deve fazer a busca do material desejado, e a reserva poderá ser efetuada, desde que todos os exemplares da obra desejada estejam emprestados;

  • O serviço de Reserva obedecerá a ordem cronológica de solicitação;
  • A obra ficará à disposição do usuário, no máximo, por 48 (quarenta e oito) horas após sua devolução. Se ao fim deste período não for retirada será emprestada ao próximo da lista de reserva.

Guarda-volumes

Os guarda-volumes são de uso exclusivo dos usuários da biblioteca e destinam-se à guarda de mochilas, bolsas, pastas fechadas, lanches ou similares antes de ter acesso físico à sala de estudo e acervo da biblioteca, somente enquanto o usuário estiver na biblioteca.

Confira o regulamento de utilização do guarda-volume:

  1. Ao entrar na Biblioteca, todos os usuários deverão guardar seus pertences como pastas, sacolas, bolsas, mochilas e similares;
  2. O guarda-volumes destina-se exclusivamente para guardar pertences dos usuários durante a permanência deste na Biblioteca;
  3. O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes ao funcionário, assinar o formulário de controle de chave, guardar seus pertences no guarda volumes e, ao sair da Biblioteca, retirar todo seu material e devolver a chave;
  4. A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, não sendo a Biblioteca responsável por valores ou objetos lá deixados;
  5. A utilização indevida do guarda-volumes tais como o uso pessoal para outra finalidade sem que seja na biblioteca, pode acarretar em pagamento de multa no valor de R$5,00 (por dia);
  6. Pelo extravio ou quebra da chave / chaveiro do guarda-volumes, o usuário se responsabilizará quanto aos serviços de chaveiro ou pagamento de multa no valor de R$5,00 para que seja feito a reposição do material;
  7. O usuário que sair da Biblioteca, por qualquer motivo, deverá retirar seu material do guarda-volumes e devolver as chaves na recepção.

Cabines de estudos (individual) e Área de estudo (coletiva)

Espaço destinado ao estudo dos usuários na Biblioteca Central. Atualmente, a BC/UEPB conta com aproximadamente 12 (doze) cabines para estudo individual e com condições físicas de atender mais de 96 (noventa e seis) usuários para estudo coletivo.

Confira o regulamento para o uso da sala de estudo:

  1. O usuário deve manter silêncio, ordem e a disciplina em toda a área da Biblioteca, em respeito a outros usuários que estão presentes;
  2. Não será permitido fumar, beber e comer em toda a área da Biblioteca;
  3. Perde o direito à utilização da sala de estudo o aluno  que não respeitar as normas de utilização das salas;
  4. A Biblioteca e seus funcionários não se responsabilizam por qualquer material utilizado e/ou deixado nas salas de estudos.

Visita orientada/dirigida

Tem o objetivo de apresentar aos usuários da biblioteca, em especial aos alunos, seus direitos, seus deveres e o que podem solicitar de informação desse espaço de produção e de construção de saberes, que extrapola o empréstimo de livros.

Para solicitar esse serviço, qualquer professor da UEPB encaminhará uma solicitação junto à Secretaria da Biblioteca Central pelo telefone 3315-3377 e consultar data disponível para agendamento.

A visita será conduzida por um bibliotecário com duração máxima de 40min.

Tem por objetivo dar suporte aos setores da Biblioteca Central que necessitem do serviço de restauração de materiais informacionais. Neste setor são realizadas pequenas intervenções nos materiais que estão danificados e necessitam ser colocados à disposição dos usuários.

Setor responsável pela realização dos processos de seleção, aquisição, permuta,  catalogação e indexação dos materiais informacionais da Biblioteca Central.

Bibliotecas Setoriais

Embora as Bibliotecas Setoriais do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (SIB/UEPB) não estejam rigidamente setorizadas, elas desempenham um papel fundamental ao oferecer uma gama variada de serviços, incluindo empréstimo e processamento técnico.

Serviços Oferecidos:

  • Empréstimo:
    • As Bibliotecas Setoriais possibilitam o empréstimo de materiais, facilitando o acesso a recursos essenciais para estudos e pesquisas.
  • Processamento Técnico:
    • Realizam atividades relacionadas ao processamento técnico dos acervos, garantindo sua organização e disponibilidade para os usuários.

Explore Nossas Bibliotecas: Para obter informações detalhadas sobre os serviços específicos oferecidos por cada Biblioteca Setorial, acesse nossa página dedicada às bibliotecas em link para a página de contato. Lá, você encontrará os contatos individuais de cada biblioteca, permitindo um acesso rápido e direto às informações que procura.

Entre em Contato: Caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre os serviços disponíveis, sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente com as Bibliotecas Setoriais. A equipe está pronta para auxiliá-lo e fornecer todas as informações necessárias.

Descubra o que cada Biblioteca Setorial do SIB/UEPB tem a oferecer e otimize sua experiência acadêmica com os recursos disponíveis em nossas instalações.